imagem de uma pessoa teclando no notebook com um efeito de cartas simulando email

Canal de Denúncias

Sumário

1.Nosso Canal de Denúncias

2.Que tipo de denúncia você gostaria de enviar?

    a.Uma reclamação sobre produtos ou serviços ao nosso atendimento ao cliente.

    b.Um relato de possível má conduta ao nosso Canal de Denúncias

        •E-Mail:

        •Endereço postal/ pessoalmente

        •Ouvidores do Grupo Volkswagen ​

        •Plataforma online​

        •Atendimento por telefone​

        •Aplicativo SpeakUp ​

3.Você tem alguma dúvida? 

1. Nosso Canal de Denúncias

ATENÇÃO: O canal de denúncias deve ser utilizado exclusivamente para prestar informações acerca de desvios de conduta, ou qualquer assunto que diga respeito às questões que envolva ética e integridade.

Cumprir as regulamentações legais e as normas internas, assim como os princípios estabelecidos em nosso Código de Conduta e no Código de Conduta para Parceiros de Negócios, é a nossa maior prioridade na VWFS Brasil. O sucesso da nossa empresa é baseado na Integridade e na Conformidade. Para atender a esses padrões, é importante conhecer possíveis irregularidades de colaboradores ou fornecedores e agir para interrompê-las. Portanto, confiamos ao Central Investigation Office a operação de um Canal de Denúncias independente, imparcial e confidencial.

Um pilar fundamental do nosso Canal de Denúncias é o princípio da equidade. Ele também garante a maior proteção possível para os denunciantes, as pessoas implicadas e os colaboradores que contribuem para a investigação de má conduta relatada.

Isso inclui oferecer oportunidades para denúncias e comunicações anônimas. Garantimos que não tomaremos quaisquer medidas para identificar denunciantes anônimos no nosso Canal de Denúncias. Retaliações contra denunciantes e todas as pessoas que contribuírem para investigações na VWFS Brasil não serão toleradas. As pessoas implicadas são consideradas inocentes até que a violação seja comprovada. As investigações serão conduzidas com a máxima confidencialidade. As informações serão processadas de maneira justa, rápida e protegida.

Como processamos sua denúncia?

Os colegas qualificados e experientes do Central Investigation Office analisam cuidadosamente cada denúncia de possível má conduta por um colaborador do Grupo Volkswagen e a acompanham de forma sistemática. Primeiramente, você receberá uma confirmação de recebimento. O Central Investigation Office, então, avaliará sua denúncia, o que inclui a coleta de informações, especialmente do denunciante. Apenas se essa avaliação inicial mostrar indícios de violação, uma investigação por uma Unidade de Investigação dedicada será iniciada. Em seguida, os resultados da investigação serão avaliados pelo Central Investigation Office, que recomendará as medidas apropriadas.

Possíveis violações do Código de Conduta para Parceiros de Negócios por fornecedores, incluindo riscos sérios e violações dos direitos humanos e do meio ambiente por fornecedores diretos e indiretos, também podem ser denunciadas ao Central Investigation Office, assim como relatos que exijam ação imediata. O Central Investigation Office informará os departamentos responsáveis, que processarão a questão de acordo. Isso inclui, especialmente, a adoção das medidas necessárias para minimizar ou interromper violações e/ou riscos.

Mais informações sobre os respectivos princípios procedimentais podem ser encontradas aqui.

*O tempo de processamento varia dependendo do assunto do procedimento.

2. Que tipo de denúncia você gostaria de enviar?

Uma reclamação sobre produtos ou serviços ao nosso atendimento ao cliente

Para reclamações ou feedback sobre veículos e serviços da VWFS Brasil ou de nossos parceiros de negócios (por exemplo, concessionárias, oficinas), entre em contato com o Atendimento ao Cliente da VWFS Brasil Customer Care.

Por favor, entenda que não poderemos encaminhar sua solicitação ou tomar qualquer atitude por questões de responsabilidade.

Um relato de possível má conduta ao nosso Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias oferece diversos canais para relatar possíveis irregularidades por colaboradores da VWFS Brasil, violações do Código de Conduta para Parceiros de Negócios ou riscos sérios e violações dos direitos humanos e do meio ambiente em nossa Cadeia de Suprimentos.

anexo – (Basic Information WBS)

Fazendo uma denúncia ao nosso Canal de Denúncias

E-mail

O Investigation Office da VWFS Brazil pode ser contatado por e-mail (em qualquer idioma):
io@volkswagen.de
Para reclamações de clientes, entre em contato com os canais listados em Canais de atendimento

Central Investigation Office

Endereço postal:
Volkswagen AG, Central Investigation Office
Mailbox 1717
Berliner Ring 2
38436 Wolfsburg, Germany
Pessoalmente:      
Por favor, agende um horário com antecedência enviando um e-mail para io@volkswagen.de.                                        

Ombudspersons

VWFS Brazil nomeou advogados externos para atuar como “Ombudspersons”. Eles aconselham sobre o Canal de Denúncias ou garantem que os relatos dos denunciantes sejam encaminhados de forma anônima ao Central Investigation Office, se assim desejado.
Se você deseja entrar em contato com o “Ombudspersons”, pode encontrar os dados de contato aqui: https://www.ombudsmen-of-volkswagen.com/ 

Atendimento por Telefone Brasil

0800 377 8010
segunda à sexta-feira das 10h às 18h.

Atendimento por Telefone (VWFS Alemanha)

Você pode nos deixar uma mensagem de voz por telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana. Após inserir o número de telefone (específico para o país em que você está – Brasil +55 (11) 4700 8838), será solicitado que você insira o código da organização. Em seguida, você poderá enviar seu relato como uma gravação de voz. Apenas uma transcrição escrita será recebida pelo Central Investigation Office. Retorne a ligação para ouvir a resposta ou perguntas adicionais da nossa equipe.
Selecione um número de telefone da lista em PDF abaixo para o seu país ou região e obtenha o código organizacional correspondente 122322. Volkswagen Group SpeakUp Line Phone Numbers_VWFS BR.pdf

Canal de Denúncias Online

Você tem a opção de usar o aplicativo [SpeakUP-Link*] para contatar o Central Investigation Office em mais de 65 idiomas. Este sistema é confidencial e seguro, permitindo que você envie denúncias de forma anônima.

Você pode acessar o canal de denúncias online por meio do seguinte link:https://goto.speakup.report/vwfs

Você pode encontrar instruções detalhadas sobre como fazer denúncias online, por aplicativo ou por telefone aqui

Aplicativo Speak Up

Você também pode baixar o aplicativo Speak Up “SpeakUp - Listen for a change” da People Intouch (apenas em dispositivos pessoais) para acessar o Canal de Denúncias. Por meio deste aplicativo, você pode enviar seu relato por escrito ou deixar uma mensagem de voz (também de forma anônima). Você precisará do código organizacional 122322. Faça o login novamente para ver a resposta da nossa equipe ou responder a perguntas adicionais. Para baixar o aplicativo, você também pode escanear o código QR:

3. Você tem alguma dúvida? 

Questões ou sugestões de melhorias relacionadas ao Canal de Denúncias também podem ser direcionadas ao Investigation Office.

Além disso, nosso Compliance Officer pode ser contatado sobre todos os assuntos do Canal de Denúncias pelo Hotline@vwfs.com